Mal Waldron Trio: “Free At Last” (ECM)

Mal Waldron Trio: “Free At Last” (ECM)

ECM

Gonçalo Falcão

Uma curiosidade inicial: a edição original deste disco acaba com o tema “Willow Weep for Me". Uma canção que pertence ao American Songbook e que é uma das minhas favoritas (com o “Caravan” do Duke Ellington e o “Ida Lupino” da Carla Bley). A música tem algumas particularidades que a tornaram difícil de ser aceite no seu tempo e que lhe dão a singularidade. Primeiro foi escrita por uma mulher – Ann Ronell – em 1932 (foi aceite por Irving Berlin depois de recusas anteriores de outros editores da Tin Pan Alley). Segundo porque não é uma canção fácil (lógica) ritmicamente (uma mudança no quinto compasso e uma adaptação no sexto altamente invulgar). Matemática à parte, o resultado é uma coisa lindíssima. A edição original deste disco de Mal Waldrom, trazia este tema no meio do lado B e com uma versão absolutamente magistral. Só que... a ECM resolveu incluir nesta reedição um segundo LP com alguns takes das sessões de gravação de “Free At Last”. E incluiu a “long version” de “Willow Weep for Me" que é uma coisa de ir às lágrimas. Só este tema vale pela decisão de comprar o disco.

“Free At Last” é o primeiro ECM. Foi com ele que Manfred Eicher começou aquela que ainda hoje é uma das melhores editoras de jazz do mundo. É também um disco excelente do pianista Mal Waldron em trio, com o suíço Isla Eckinger no contrabaixo e o americano formado nos blues, Clarence Becton, na bateria. Este disco é um documento fundamental para perceber a segunda fase da carreira do grande pianista americano.

Relembremos que ele foi quem se sentou no banco do piano que acompanhava Billie Holiday (que diz o ter ajudado a descobrir o seu fraseado); foi depois o arranjador de serviço da Prestige, onde tocou com Coltrane, Booker Ervin, Jackie MacLean, Phil Woods, Art Farmer e tantos outros. Ali viu algumas das suas peças serem transformadas em standards tocados pelos grandes (Coltrane adopta “Soul Eyes”, por exemplo).

Em 1963 sofre um esgotamento e fica internado quase um ano num hospital. Aproveita um convite e tenta a recuperação fora da América, indo para Paris em 1965; depois Bolonha, Colónia e, finalmente, Munique, onde – ainda não o sabia – irá reconstruir a sua vida musical. Quando chegou a Munique ainda não havia uma editora chamada ECM. Mas Eicher encontra maneira de o por a gravar e o que se seguirá é história. Gravou três discos para o fundador da label no espaço de 15 meses (“Free At Last”, “Spanish Bitch” e “The Call”) onde a influência de Eric Dolphy e Steve Lacy se fazem sentir. Reconstruiu-se emocional e musicalmente, numa nova geografia física e melodiosa.

“Free At Last” é um album tão sólido que ainda se ouve com um enorme prazer e que alicerçou esta casa descomunal que é a ECM Records. Reeditado em vinil duplo numa “extended edition” (que ao contrário do que tantas vezes acontece, acrescenta de facto música fundamental com takes assombrosas que realmente merecem ser ouvidos e que ficaram de fora do LP original), com excelentes liner notes e fotografias inéditas. É uma edição definitiva.

Uma curiosidade final: no disco original o produtor creditado é Manfred Scheffner (e não Manfred Eicher). Talvez o título mais correcto tivesse sido “produtor executivo” e não apenas “produtor”. Scheffner geria na altura uma espécie de proto Amazon para músicos improvisadores, a “Jazz By Post”, que ajudou a custear algumas das despesas da sessão de gravação, numa parceria com Eicher numa altura em que a ECM não existia ainda (o disco foi gravado antes da editora estar registada e não foi a primeira vez que aconteceu, porque já tinha sido feito com o sexteto de Peter Brötzmann numa gravação que acabou por sair numa editora chamada “Calig”).

 

  • Free At Last (ECM)

    Mal Waldron Trio

    Mal Waldron (piano), Isla Eckinger (contrabaixo), Clarence Becton (bateria)

Agenda

29 Setembro

Bruno Pernadas (solo)

SMUP - Parede

29 Setembro

Elisa Rodrigues “Até ao Sol”

Planetário de Marinha - Lisboa

29 Setembro

Jam Session com Fernando Brox

Porta-Jazz - Porto

29 Setembro

Marcos Ariel & Alê Damasceno

Cascais Jazz Club - Cascais

29 Setembro

Mr Monaco

Nisa’s Lounge - Algés

29 Setembro

Orquestra de Jazz de Espinho com Melissa Aldana

Auditório de Espinho - Espinho

29 Setembro

Rui Fernandes Quinteto

Jardim do Mercado - São Luís – Odemira

29 Setembro

The Selva

gnration - Braga

29 Setembro

Mário Barreiros Quarteto

Jardim do Mercado - São Luís – Odemira

30 Setembro

Clara Lacerda “Residencial Porta-Jazz”

Porta-Jazz - Porto

Ver mais