Punkt.Vrt.Plastik: “Zurich Concert” (Intakt)
Intakt
Apesar do nome industrial, este grupo é só um trio: o velho trio de piano, contrabaixo e bateria (reinventado). No piano está Kaja Draksler, a pianista Eslovena revelada em 2013 com o excelente “The Lives of Many Others”. Na bateria está o hiperativo Christian Lillinger e no contrabaixo Petter Eldh, menos conhecido, mas a peça perfeita para integrar o som muito particular deste trio.
O grupo utiliza diferentes tipos de estratégias inovadoras, mas a mais interessante é o uso das repetições de forma criativa. Como se encalhassem em ciclos curtos - como um disco de 45rpm riscado – repetem obsessivamente a mesma frase desconexa, e em cada repetição dão-nos alguma coisa diferente, tornando-a lógica.
Draksler tem uma forma solta, criando uma ilusão interessante de casualidade. Como se as notas não fizessem sentido na sequência... mas fazem. Lillinger é rapidíssimo e parece bater em todos os tambores e pratos ao mesmo tempo, imprimindo intensidade à música. A rapidez inumana monta uma espécie de bateria techno, mas humana e por isso em constante movimentação, raramente repetindo a mesma coisa. Eldh, pelo contrário, toca numa banda diferente, num som quase matemático, com as notas impassíveis, assegurando um tão necessário baixo numa música que sem ele ficaria demasiado solta.
O “Zurich Concert” é o terceiro disco deste grupo e uma afirmação ao vivo de uma proposta musical que reinventa um formato clássico. É também uma releitura ao vivo da música complexa feita em estúdio (a maioria dos temas tocados são do disco anterior “Somit” escritos por Draksler ou Lillinger) e a prova que quando abrimos a música à improvisação e deixamos o momento entrar, coisas maravilhosas podem acontecer.
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Zurich Concert (Intakt)
Punkt.Vrt.Plastik
Kaja Draksler (piano); Petter Eldh (contrabaixo); Christian Lillinger (bateria e percussão)