Tarbaby feat. Oliver Lake: “Dance Of The Evil Toys” (Clean Feed)

Tarbaby feat. Oliver Lake: “Dance Of The Evil Toys” (Clean Feed)

Clean Feed

Gonçalo Falcao

Tar-baby é a mais conhecida das histórias de “Uncle Remus”, um livro de Joel Chandler publicado em 1880. Através das histórias de uma raposa, um coelho e uma boneca feita de alcatrão e terebintina passa um subtexto sobre escravidão, colonialismo e comércio global. Uma história que pode ser lida como muito mais que um conto popular, como um trabalho de filosofia política.

Tarbaby é também o nome do trio que junta Orrin Evans (The Bad Plus, Captain Black) no piano (e voz), Eric Revis no contrabaixo, Nasheey Waits na bateria e convidados. Aqui não há política, só música.

Na verdade o trio nunca é um trio e Oliver Lake (membro dos World Saxophone Quartet e Trio 3, com uma discografia extensíssima que também inclui algumas colaborações no pop rock como com Bjork, Lou Reed, Material) é um “convidado” permanente: no primeiro disco “The End Of Fear” (2010), além de Oliver Lake, tocou também Nicholas Payton e J.D. Allen. O segundo,“Ballad Of Sam Langford” (2013) conta com, para além do habitual saxofonista, Matthew Evans na Mbira e Ambrose Akinmusire no trompete. Em “Fanon”, em quinteto, gravam Marc Ducret na guitarra e Oliver Lake, mais uma vez, no saxofone.

Agora, neste novo lançamento na portuguesa Clean Feed, os Tarbaby mantêm o convite a Oliver Lake e acrescentam Josh Lawrence no trompete (e ainda Dana Murray para a percussão num dos temas). 

O CD tem 11 temas e comecei a ouvi-lo pelo fim: “Sometimes It Snows In April”, uma das melhores canções de Prince. Foi escolhida pelos autores para o encerramento mas é irresistível para o principiar. Que versão sublime com o piano a expor lentamente a estrutura da música e o saxofone a rodear a melodia, sem nunca a encontrar. Só no final se dá a junção e a música é tocada uma só vez, pelo piano e saxofone, para depois acabar. 

Regressando ao início, ouvimos “Blessed Ones The Eternal Truth”, de Trudy Pitts (uma organista dos anos 60 que, como tantas – ex: Aretha Franklin – oscila entre a Soul e o Jazz), um tema que é muito caro ao pianista (já o tinha gravado, precisamente no disco “Blessed Ones”, de 2001, com este trio que na altura se chamava Orrin Evans Trio). A que agora ouvimos é uma releitura muito mais soul / hip-hop, cantada, muito bonita.

A partir daí passamos por um dicionário do jazz atual com o saxofone a ter um papel preponderante e frontal. Passamos por vários ambientes. “Bonu” um tema lento apolíneo que repete a mesma frase como se a tivesse a desdobrar; “JRMJ” quase lounge; “KE-KELLI” muito abstrato. Viajamos por diferentes jazzes e diferentes ambientes com numa viajem de comboio em que a paisagem se vai alterando mas o transporte é maciço, puxado por um saxofonista loquaz. Acabamos em deslumbramento com o Prince.

Tarbaby é um jornal sobre o jazz americano atual, passando por várias perspetivas diferentes sobre esta música. E ao ser um jornal, é política.

.

  • Dance Of The Evil Toys

    Dance Of The Evil Toys (Clean Feed)

    Tarbaby feat. Oliver Lake

    Orrin Evans (piano, voz); Eric Reevis (contrabaixo); Nasheet Waits (bateria) + Oliver Lake (saxofone alto); Josh Lawrence (trompete); Dana Murray (percussão)

Agenda

14 Agosto

Modern Jazz Collective

Praça Central WOW - Vila Nova de Gaia

14 Agosto

Marcelo Araújo Trio

Cantaloupe Café - Olhão

14 Agosto

Bruno Santos Almmond Trio

Castelo de Leiria - Leiria

14 Agosto

Carlos Veiga, Maria Viana e Artur Freitas

Cascais Jazz Club - Cascais

15 Agosto

Orquestra de Jazz do Algarve com Osvaldo Pegudo & Luanda Cozetti - Latin Flavours

Passeio das Dunas - Quarteira

15 Agosto

Hugo Caldeira

Titanic Sûr Mer - Lisboa

16 Agosto

Marta Rodrigues Quinteto

Centro Cultural de Lagos - Lagos

16 Agosto

Jam Session c/ João Pedro Coelho

Hot Clube de Portugal - Lisboa

17 Agosto

Long ago and far away

Hot Clube de Portugal - Lisboa

18 Agosto

Paulo Santo Quarteto

Hot Clube de Portugal - Lisboa

Ver mais