João Madeira: “Aqui, Dentro” (Miso Records)

João Madeira: “Aqui, Dentro” (Miso Records)

Miso Records

Nuno Catarino

Contrabaixista e improvisador, João Madeira aventura-se num registo a solo marcado pela contenção.

O contrabaixista João Madeira tem sido uma figura muito presente na cena improvisada lisboeta nos últimos anos e tem colaborado e gravado com músicos como Hernâni Faustino, Luís Vicente, Miguel Mira, Carlo Mascolo, François Choiselat, Ernesto Rodrigues, Paulo Galão ou Mário Rua (com estes dois últimos, forma o trio GALMADRUA). Neste ano de 2022 têm sido várias editadas gravações nas quais participa: “Cosmos” (trio com Ernesto e Guilherme Rodrigues, já aqui recenseado), “D'improvviso” ‎(quarteto com Ernesto Rodrigues, Michel Stawicki e Bruno Parrinha), “GALMADRUA feat. Michel Stawicki” (com Galão e Rua e o convidado Stawicki) e “Cochlea” (duo com o percussionista José Oliveira). 

Em paralelo a esta intensa atividade discográfica, João Madeira apresenta também agora a sua aventura musical mais pessoal e arriscada: o contrabaixista acaba de editar um disco a solo, “Aqui, Dentro”. Sendo o contrabaixo um instrumento sobretudo conhecido pelo acompanhamento rítmico, a sua amplitude sonora limitada leva-o geralmente a ficar na sombra, raramente procurando as luzes da ribalta. Contudo, desde o trabalho pioneiro de Dave Holland e Barre Phillips até aos nossos Carlos Bica (com o brilhante “Single”) e Miguel Ângelo (ouça-se o seu belo “I think I'm going to eat dessert”), têm sido vários os músicos que têm trabalhado a exploração do instrumento sem companhia, sobretudo em contexto de improvisação livre, evidenciado as (por vezes surpreendentes) possibilidades do instrumento. 

Neste “Aqui, Dentro” o contrabaixista João Madeira apresenta uma proposta diferente, exposta em dois longos temas. O primeiro, simplesmente designado “Part I”, é uma demorada exploração (24 minutos!) com arco, criando uma toada minimal/atmosférica; após uma breve turbulência inicial, o arco sustém um som fixo, como espécie de drone contínuo, com apenas ligeiras variações. No segundo (mais curto, 17 minutos), ouve-se um pizzicato pontual, em contraste com o permanente zumbido de fundo (arco), num caudal que por vezes é interrompido com alguma intervenção mais afirmativa do arco; a música evolui lentamente, sem assumir uma direção clara, navegando à vista, aparentemente sem rumo.

Não se espere aqui encontrar qualquer virtuosismo fulgurante, esta é uma música absolutamente discreta, intimista, contida, estática. Madeira já mostrou as suas capacidades e versatilidade, em diferentes contextos, nas colaborações atrás referidas; aqui opta por assumir uma abordagem contrastante: árida, quase vazia. Tratando-se de uma música que não é imediata, requer imersão profunda, não será certamente recomendada a qualquer ouvinte. Contudo, quem tenha disponibilidade e lhe dedique tempo, será absorvido por este universo minimal. Apenas recomendado para ouvidos mais curiosos.

 

  • Aqui, Dentro

    Aqui, Dentro (Miso Records)

    João Madeira

    João Madeira (contrabaixo)

Agenda

30 Novembro

Sul

Museu Nacional Soares dos Reis - Porto

30 Novembro

Miguel Ângelo Quarteto

Teatro Municipal de Bragança - Bragança

30 Novembro

Gonçalo Sousa e Francesca Guatteri

Fábrica Braço de Prata - Lisboa

30 Novembro

Orquestra Jazz de Matosinhos com Chris Cheek

Casa da Música - Porto

01 Dezembro

Manuel Oliveira, Rodrigo Correia, Alexandre Frazão e Tomás Marques

Fábrica Braço de Prata - Lisboa

01 Dezembro

Sul

Hot Clube de Portugal - Lisboa

02 Dezembro

MJAJA

O'culto da Ajuda - Lisboa

02 Dezembro

João Lencastre Free Celebration

SMUP - Parede

02 Dezembro

Júlio Resende

Fábrica Braço de Prata - Lisboa

02 Dezembro

Sul

Hot Clube de Portugal - Lisboa

Ver mais