Rita Maria / João Mortágua / Mané Fernandes: “Quang Ny Lys” (Roda Music)

Rita Maria / João Mortágua / Mané Fernandes: “Quang Ny Lys” (Roda Music)

Roda Music

Nuno Catarino

Três magníficos músicos e exploradores sonoros, juntaram-se para criar uma música inclassificável. Rita Maria, João Mortágua e Mané Fernandes brilham nesta edição da Roda Music.

2022 foi um grande ano para estes músicos: o guitarrista Mané Fernandes foi responsável por um dos nossos discos do ano, “ENTER THE sQUIGG”; o saxofonista João Mortágua esteve presente em dois outros discos do ano (“Pilgrimage” do quarteto MAZAM e “Neighbour Lizard” em quarteto com Nelson Cascais, André Fernandes e João Lencastre); e a cantora Rita Maria, entre outros projetos, tem estado ligada à editora Roda Music e promoveu o aplaudido Festival THEIA (considerado um dos eventos do ano). Três magníficos músicos e exploradores sonoros (dois deles, Rita Maria e João Mortágua, já distinguidos como “Músico do Ano” nos Prémios RTP/Festa do Jazz), juntaram-se aqui para criar uma música inclassificável. 

Neste projeto “Quang Ny Lys”, o trio serve-se de elementos do jazz, mas apenas como base, para a partir daí transformarem e criar algo novo, fora da caixa. O trio fez a sua estreia ao vivo no festival O Jazz tem Voz!, em outubro de 2020, e tivemos oportunidade de testemunhar essa apresentação inaugural. Escrevi aqui na altura: «A premissa poderia soar banal, mas pelos músicos envolvidos desconfiávamos que o projeto iria surpreender. O grupo faz uma exploração de temas da história do jazz de uma forma muito original. Servindo-se de diversos efeitos eletrónicos, na voz, na guitarra e no saxofone, desenvolve uma exploração atmosférica (...). A abordagem criativa do grupo resulta estranhamente interessante.»

Passado do contexto ao vivo para a gravação de estúdio, as palavras de então mantém a atualidade. O grupo evoluiu e em disco apresenta agora material original. Com os contributos de cada um destes extraordinários músicos - voz, saxofone e guitarra trabalhados de forma original - nasce uma corrente musical diabólica que se entrelaça, uma proposta contemporânea que desafia o ouvinte e o leva para novos terrenos. Um bom exemplo do trabalho do trio é o tema “Round Noon”, onde a partir de uma “'Round Midnight” de Monk desconstruída se vão acumulando camadas sobrepostas de sons. Dessa amálgama sonora, com os três sempre muito bem alinhados, nasce uma música original, arriscada, que nos faz descobrir novos mundos. Nesta edição da editora Roda Music (cada vez mais presente) somos surpreendidos por uma proposta muito criativa.

 

 

  • Quang Ny Lys

    Quang Ny Lys (Roda Music)

    Rita Maria / João Mortágua / Mané Fernandes

    Rita Maria (voz); João Mortágua (saxofones); Mané Fernandes (guitarra)

Agenda

31 Março

Blind Dates

Porta-Jazz - Porto

01 Abril

Elas e o Jazz

Auditório Municipal de Alcácer do Sal - Alcácer do Sal

01 Abril

Ill Considered

Musicbox - Lisboa

01 Abril

Jéssica Pina Trio

Cineteatro São João / Auditório Municipal - Entroncamento

02 Abril

André Matos

Penha sco - Lisboa

06 Abril

Marcelo dos Reis "Flora"

Teatro Municipal de Vila Real / Café Concerto Maus Hábitos - Vila Real

08 Abril

Carlos “Zíngaro”, Ulrich Mitzlaff, João Pedro Viegas e Alvaro Rosso

ADAO - Barreiro

12 Abril

Pedro Melo Alves e Violeta Garcia

ZDB - Lisboa

13 Abril

Tabula Sonorum

SMUP - Parede

14 Abril

Apresentação do workshop de Canto Jazz

Teatro Narciso Ferreira - Riba de Ave

Ver mais