O presente causa futuro: Jazz na Universidade NOVA
texto: Gonçalo Falcão
Ao completar 50 anos, a universidade sediada em Campolide lança um programa cultural - NOVA Cultura - e cria uma pró-reitoria para esta área. É a oportunidade para organizar um festival de jazz importante, programado por Pedro Costa. Virado para o futuro, como compete à academia, o festival Causa Efeito aponta caminhos e propõe-se como um pretexto para o diálogo entre uma cultura de inovação e de investigação e a experimentação na prática artística.
Num momento em que a superioridade do ensino nem sempre se reflete na elevação cultural dos estudantes (basta consultar os programas das “festas académica” das associações para verificar que o investimento no trajar é inversamente proporcional à nudez cultural) o Causa Efeito tem uma importância acrescida: se não fossem as instituições - como a Gulbenkian e agora a Universidade NOVA - Lisboa não teria um festival de referência internacional no jazz. É talvez das poucas capitais europeias com esta ausência (não ignoramos a festa do jazz, que tem um caráter propedêutico e de ponto de situação, mas que não cumpre esta premissa).
A qualidade e dimensão deste evento, com 13 concertos, permite-nos desde já afirmar que será um dos mais importantes do ano jazzístico da capital: apresenta um progama com uma personalidade própria e muito informada sobre o jazz dos nossos dias.
Ler mais