14 de Agosto de 2023

Palmela acolhe diferentes formas de jazz

texto: Nuno Catarino / fotografia: José Fernandes

O jazz vai regressar a Palmela entre os dias 18 e 20 de agosto. O Palmela Wine Jazz promete concertos de Sul, Mad Nomad, João Espadinha, João Lencastre’s Unlimited Dreams, Samuel Lercher Trio e LUME – Lisbon Underground Music Ensemble. Aqui fica a antevisão das músicas que se poderão escutar no Parque Venâncio Ribeiro da Costa. 

Ler mais

28 de Julho de 2023

Guimarães Jazz enfrenta um mundo em transformação

texto: Gonçalo Falcão / fotografia: Eliseo Cardona

Entre 9 e 18 de novembro o Guimarães Jazz fará subir ao palco do Centro Cultural Vila Flor muitas razões musicais para ir até à cidade berço: regressa a t-shirt para aproveitar o verão de São Martinho, regressamos a uma das cidades mais extraordinárias da Europa e a música entusiasmante. Antecipemo-las.

Ler mais

4 de Julho de 2023

Julho quente em Braga

texto: Nuno Catarino

Para a nona edição do ciclo Julho é de Jazz, o espaço bracarense gnration apresenta quatro concertos: Marc Ribot’s Ceramic Dog (dia 6), André Carvalho “Lost In Translation” (dia 7), João Lencastre “Free Celebration” (dia 13) e Kaja Draksler & Susana Santos Silva (dia 14). Aqui fica uma antevisão daquilo que se poderá ouvir em Braga.

Ler mais

29 de Junho de 2023

Olho atrás, olho adiante

texto: António Branco / fotografia: Márcia Lessa, Michael Goldman, Jacobs, Rui Caria

Entre 1 e 8 de julho tem lugar mais uma edição do Funchal Jazz. A cantora Samara Joy, vencedora de dois Grammys em 2023, o grupo Superblue de Kurt Elling e Charlie Hunter, o pianista Emmet Cohen, o projeto New Standards de Terri Lyne CarringtonBernardo Moreira Sexteto “Entre Paredes” e o saxofonista Perico Sambeat com a Orquestra de Jazz do Funchal são os principais destaques de um festival que se divide entre o Parque de Santa Catarina, o Jardim Municipal, o Qasbah e o foyer do Teatro Municipal Baltazar Dias. Saiba a programação completa.

Ler mais

13 de Junho de 2023

O presente causa futuro: Jazz na Universidade NOVA

texto: Gonçalo Falcão

Ao completar 50 anos, a universidade sediada em Campolide lança um programa cultural - NOVA Cultura  - e cria uma pró-reitoria para esta área. É a oportunidade para organizar um festival de jazz importante, programado por Pedro Costa. Virado para o futuro, como compete à academia, o festival Causa Efeito aponta caminhos e propõe-se como um pretexto para o diálogo entre uma cultura de inovação e de investigação e a experimentação na prática artística.

Num momento em que a superioridade do ensino nem sempre se reflete na elevação cultural dos estudantes (basta consultar os programas das “festas académica” das associações para verificar que o investimento no trajar é inversamente proporcional à nudez cultural) o Causa Efeito tem uma importância acrescida: se não fossem as instituições - como a Gulbenkian e agora a Universidade NOVA - Lisboa não teria um festival de referência internacional no jazz. É talvez das poucas capitais europeias com esta ausência (não ignoramos a festa do jazz, que tem um caráter propedêutico e de ponto de situação, mas que não cumpre esta premissa).

A qualidade e dimensão deste evento, com 13 concertos, permite-nos desde já afirmar que será um dos mais importantes do ano jazzístico da capital: apresenta um progama com uma personalidade própria e muito informada sobre o jazz dos nossos dias.

Ler mais

1 de Junho de 2023

Traços de quem correu riscos: Jazz em Agosto 2023

texto: Gonçalo Falcão

Frank Lowe, numa conversa com Brian Morton, disse que gostava do saxofonista Chu Berry (1908-1941), famoso nos anos 30 do século passado, porque ele tocava uma coisa e depois tocava-a outra vez... só que melhor. E isso – disse Lowe – é a essência da improvisação: «Everyone thinks you play something new every time, but that isn’t it. You play the same things. You just dig deeper into them. That’s what Coltrane did. He must have played ‘My Favorite Things’ 500 times (…) and them he played it again, only better, or deeper…» O Jazz em Agosto deste ano é sobre isto: tocar outra vez, melhor e mais profundamente. É um regresso à essência da música, ao momento inaugural. Às primeiras músicas surgidas no Pleistoceno, que eram seguramente improvisadas, e onde a repetição era o que distinguia o que eram sons e o que era música. A jazz.pt leva-o até lá.

Ler mais

16 de Maio de 2023

Som com cor

texto: Nuno Catarino

A trompetista Yazz Ahmed vai apresentar-se ao vivo no Theatro Circo no próximo dia 20 de maio. Em Braga iremos ouvir uma música jazz original que combina elementos arábicos com um som psicadélico.

Ler mais

22 de Abril de 2023

Quando as bolas vermelhas sabem às de Berlim: Amadora Jazz

texto: Gonçalo Falcão

Com mais de 1000 anos de história, a Amadora é uma das cidades da Área Metropolitana de Lisboa que está em mudança e rejuvenescimento. Densamente povoada – mais de 170 000 pessoas (mais que Coimbra, Matosinhos, Oeiras) – a cidade quer afirmar-se nas suas mais diferentes vertentes e a cultura faz parte da vida das cidades saudáveis. Com a BD como grande referência, o jazz assume uma importância gradual: 11 anos passaram e o festival da cidade segue sorrateiramente um crescimento sustentado, que assim enriquece a sua cidadania. Organizado pela Câmara Municipal da Amadora em parceria com o Jazz Ao Centro Clube (JACC), em maio há motivos para rodar a IC19, que é muito mais do que uma bola vermelha.

Ler mais

4 de Março de 2023

Portalegre JazzFest 2023: Razões para celebrar abril

texto: Gonçalo Falcão

É no final do mês de abril que se deve agendar um fim-de-semana musical em Portalegre. O Portalegre JazzFest é um dos festivais que abre a época e realizar-se-á de 27 a 29 de abril. Tem sido um ponto de encontro de gente de todo o país para um fim-de-semana gastro-turístico-musical. É ir às apps e reservar lugar na cidade; a jazz.pt orienta.

Ler mais

24 de Janeiro de 2023

Take me back to Rivoli: a 13.ª edição do Festival Porta-Jazz está à porta

texto: Gonçalo Falcão

Como deve acontecer às coisas boas, o festival portuense Porta-Jazz regressa de 3 a 5 de fevereiro com dias intensos com vários concertos no Rivoli. Corporaliza a dinâmica da comunidade jazzística do Porto e o empenho e disponibilidade humana e artística de um coletivo heterogéneo que tem vindo a crescer consistentemente.

Como nas edições anteriores, o festival usará os vários palcos e bastidores do teatro para uma espécie de showcase do trabalho feito pela associação. Um prestar de contas à cidade pelo apoio que lhe dá e um motivador para tocar, experimentar, participar. 

 

Ler mais

6 de Outubro de 2022

Jazz e incógnitas no Outono da Casa da Música

texto: Gonçalo Falcão

A Casa da Música criou o Outono em Jazz e programou doze concertos. Alguns são de jazz, outros de outras músicas. É difícil encontrar uma linha orientadora para a programação que mistura tudo sob as costas largas do jazz. Entre concertos e equívocos num mix exótico, ficam as sugestões da jazz.pt para orientar as escolhas de outubro. O destaque vai inevitavelmente para os concertos de dias 16, 18 e 23 (noite).

Ler mais

3 de Outubro de 2022

O Seixal entre o sólido e o gasoso

texto: Gonçalo Falcão

Aproximamo-nos velozmente da data de abertura do SeixalJazz, o festival outonal da margem sul. É francamente difícil antever a edição deste ano pois o festival é hoje uma versão muito diferente do que já foi, pendulando entre diferentes mundos, sem uma linha programática lógica e com uma largueza estilística desconcertante.

Precendo apostado em mudar de públicos e orientação o SeixalJazz regressará com dois palcos, o tradicional Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, e no novo SeixalJazz Clube, na Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense. Por estranho que possa parecer, e depois de analisado o programa, será o clubbing a ter o programa mais vivo (e ainda por cima gratuito). Aprofundemos.

Ler mais

30 de Setembro de 2022

Guimarães entre o espiritual e a era espacial

texto: Gonçalo Falcão

O Guimarães Jazz é o melhor pretexto para um fim-de-semana-sportif no norte de Portugal, numa das cidades mais bonitas do país, para aproveitar os dias de sol típicos do verão de São Martinho. De 10 a 19 de novembro voltamos trocar bilhetes por um aluvião de vida. Vejamos o que é que o esmerado auditório do Centro Cultural Vila Flor tem para oferecer. E mais além...

Ler mais

30 de Setembro de 2022

Muito jazz na ilha formosa

texto: António Branco

Aproxima-se a 23.ª edição do Angrajazz - Festival Internacional de Jazz de Angra do Heroísmo, cujo palco é a magnífica ilha Terceira, nos Açores, e que se constitui como o mais reputado evento jazzístico do arquipélago. Lá vão estar Guillermo Klein y Los Guachos, Joe Dyson Quintet, Samara Joy, Belmondo Quintet, Pedro Moreira Sax Ensemble e a Orquestra Angrajazz, num cartaz que justifica uma viagem até ao meio do Atlântico.

Ler mais

28 de Setembro de 2022

Música para gente curiosa

texto: Gonçalo Falcão

Há quem viva bem com a música que passa na Rádio Comercial. E há quem goste tanto de música que permanentemente procure propostas novas, interessantes, que estejam a tentar explorar novos caminhos. Quem gosta de procurar e não apenas de receber, vai ao Barreiro. Lá há gente que tem dúvidas e que ensaia respostas.

Há muito para ver e ouvir no OUT.FEST, um festival que existe pela e para a música, não para vender cerveja e telemóveis. A música experimental tem passado pela cidade operária há 18 edições e hoje, o evento é incontornável para quem gosta de música exploratória, sem fronteiras definidas e à procura de novos caminhos. Há muito para ouvir na edição de 2022, a Jazz.pt destaca alguns concertos mais próximos do jazz.

Ler mais

5 de Julho de 2022

Contra a desertificação, jazzar, jazzar

texto: António Branco / fotografia: Jenny Berger Myhre (Cortex)

De 7 a 9 de julho o jazz regressa a Portalegre, num evento que já vai na sua 17.ª edição, e que, ano após ano, continua a constituir-se como um exemplo notável de resiliência e inconformismo face à inexorável tendência de desertificação e despovoamento do interior do país. Do cartaz abrangente constam o Luís Vicente Trio, os noruegueses Cortex, Hugo Carvalhais, Bill Shakespeare's Romeu and Joaoliet, Maria João OGRE Electric e o projeto “The Guit Kune Do”, do guitarrista André B. Silva. A não perder.

Ler mais

2 de Julho de 2022

“A lesma é a mesma?”

texto: Gonçalo Falcão

Vinhais vai receber novamente a Bienal Jorge Lima Barreto, uma iniciativa da Câmara Municipal com a programação de Vítor Rua, companheiro de sempre do inesquecível músico e musicólogo. Trás-os-Montes recebe durante 3 dias uma série de convidados que de algum modo orbitavam nas relações e referências do músico e musicólogo que criam razões alternativas para ir à capital do fumeiro.

Ler mais

30 de Junho de 2022

O jazz de hoje no Funchal

texto: António Branco

Entre 4 e 10 de julho está de regresso o Funchal Jazz e, como é norma, com um cartaz que inclui nomes de proa do jazz nacional e internacional. A cantora Cécile McLorin Salvant, o quarteto do saxofonista Immanuel Wilkins, o vibrafonista Joel Ross, com o seu grupo Good Vibes, e a Orquestra de Jazz do Funchal com o convidado Mário Laginha são os destaques da edição deste ano do festival madeirense.

Ler mais

24 de Junho de 2022

Intensa propulsão

texto: Nuno Catarino / fotografia: Nuno Martins

O JiGG - Jazz im Goethe-Garten está de regresso, depois de um interregno de dois anos causado pela pandemia. Esta 16.ª edição do JiGG apresenta cinco concertos, entre os dias 6 e 15 de julho: Garuda Trio (dia 6), Schnellertollermeier (7), Woody Black (13), Francesco Bearzatti Weird Box (14) e Carlos Bica, DJ Illvibe, Daniel Erdmann (15). No concerto inaugural irá atuar uma nova formação, que junta Hugo Costa (saxofone), Hernâni Faustino e João Valinho (bateria). Estivemos à conversa com o saxofonista, que nos fala sobre a banda e antecipa a atuação no belíssimo jardim do instituto alemão.

Ler mais

21 de Junho de 2022

Uma luz no escuro em Nova Iorque

texto: António Branco / fotografia: Armando L. Sanchez, Phil Penman

Junho é habitualmente mês de Vision Festival, emblemático evento organizado pela associação Arts for Art, liderada pelo contrabaixista William Parker, com epicentro este ano no Roulette, em Brooklyn, Nova Iorque. A abrir e a fechar o festival serão homenageadas duas figuras ímpares do jazz das últimas décadas: Wadada Leo Smith e Oliver Lake. Mas muito mais há para ouvir e ver (também em livestream) entre hoje e domingo.

Ler mais

Agenda

23 Setembro

Quarteto de Desidério Lázaro

Jardim Botânico - Lisboa

23 Setembro

Oblíquo Trio

Jardim Luís Ferreira - Lisboa

23 Setembro

Bernardo Tinoco / João Carreiro / António Carvalho “Mesmer”

Jardim da Estrela - Lisboa

23 Setembro

Ana Luísa Marques “Conta”

Porta-Jazz - Porto

23 Setembro

Igor C. Silva, João M. Braga Simões e José Soares

Arquipelago – Centro de Artes Contemporâneas - Ribeira Grande

23 Setembro

Rodrigo Santos / Pedro Lopes

Jardim Luís Ferreira - Lisboa

23 Setembro

Al-Jiçç

Centro Cultural da Malaposta - Odivelas

23 Setembro

José Lencastre, João Hasselberg, João Carreiro e Kresten Osgood

Cossoul - Lisboa

23 Setembro

Ricardo Jacinto "Atraso"

Centro Cultural de Belém - Lisboa

23 Setembro

Tcheka & Mário Laginha

Teatro Municipal Joaquim Benite - Almada

Ver mais