26 de Dezembro de 2022

Experiência sonora e visual de alta intensidade

texto: Sofia Rajado / fotografia: Vera Marmelo

O baterista, improvisador e compositor Gabriel Ferrandini apresentou no Centro Cultural de Belém um espetáculo original que cruzou som e luz. Em “Casino”, o desenho de luz de Rui Monteiro acompanhou o trabalho da bateria. Foi uma experiência sonora e visual intensa.

Ler mais

22 de Dezembro de 2022

Celebrar uma década

texto: Nuno Catarino / fotografia: Pedro Melo Alves

Maria do Mar (violino) e Ricardo A. Freitas (baixo acústico) começaram a colaborar em 2012, estabelecendo um duo de música improvisada. Passados dez anos, assinalaram a década de parceria com uma atuação no espaço Água Ardente, em Lisboa. Estivemos lá.

Ler mais

21 de Dezembro de 2022

Voltamos sempre

texto: António Branco, Nuno Catarino e Sofia Rajado / fotografia: Matilde Fieschi (dias 16 e 18) e André Dias Nobre (dia 17)

No fim de semana de 16 a 18 de dezembro aconteceu em Lisboa a 20.ª edição da Festa do Jazz, momento importante do calendário dos festivais de jazz em Portugal. Muitos concertos, o sempre aguardado concurso de escolas, jam sessions, debates e muita conversa. Tudo celebrando o jazz que se faz em Portugal, mas não só. A jazz.pt conta tudo o que por lá viu e ouviu.

Ler mais

6 de Dezembro de 2022

Reflorestação

texto: Nuno Catarino / fotografia: Vera Marmelo

“CasaFloresta” é um projeto multi-disciplinar que resultou numa performance e numa instalação. Joana Sá e Luís José Martins trabalharam a vertente musical e apresentaram-se ao vivo no Teatro do Bairro Alto. Fomos assistir. 

Ler mais

5 de Dezembro de 2022

A todo o gás

texto: Nuno Catarino / fotografia: Cláudio Rêgo

O baterista João Lencastre levou à SMUP o seu sexteto que homenageia Ornette Coleman, Herbie Nichols e Thelonious Monk. Juntaram-se em palco João Lencastre, João Lopes Pereira, Nélson Cascais, João Bernardo, Ricardo Toscano e Pedro Branco. Na Parede houve fogo. 

Ler mais

15 de Novembro de 2022

Espiritualidade, afetos e ideias

texto: Gonçalo Falcão / fotografia: Paulo Pacheco

Poucos momentos são tão bons como os que nos levam até Guimarães em novembro, para a expedição invernosa de jazz. O pretexto é um contexto: a companhia e a concomitância. O festival de Guimarães leva 31 anos de celebração e divulgação e propõem-se a ser avaliado não apenas em função dos programas que apresenta em cada edição, mas também, e sobretudo, a partir do prisma da sua evolução no tempo. Eu diria que há ainda um terceiro eixo. O do que fez por um território – a cidade de Guimarães – e, num horizonte mais largo, pelo país. Há coisas que vimos acontecer, que seriam impensáveis há 31 anos: uma orquestra feita de jovens portugueses que mal cumpriram os 20 anos, com 1 contrabaixo, 1 vibrafone, 2 baterias, 2 guitarras, 2 pianos, 3 trombones, 3 vozes, 4 saxofones, 4 trompetes a tocarem sem medo e com autoridade, era irrealizável (até inimaginável). A cultura há 30 anos não era muito diferente da que Eça de Queiroz descreveu um século antes: chegava de Paris no paquete. Hoje ouvimos isso e muito mais no palco grande do magnífico Centro Cultural Vila Flor.

Ler mais

14 de Novembro de 2022

Pura energia e alegria

texto: Paul Acquaro / fotografia: Christina Marx

Rodrigo Amado apresentou no Jazzfest Berlin o seu novo projeto, The Bridge, com Alexander von Schlippenbach, Ingebrigt Håker Flaten e Gerry Hemingway; o concerto teve lugar no dia 3 de novembro, no clube Quasimodo. O crítico norte-americano Paul Acquaro – editor do site The Free Jazz Blog – assistiu à atuação do grupo e conta-nos como foi.

Ler mais

11 de Novembro de 2022

Uma porta fechada, tantas por abrir

texto e fotografia: Gonçalo Falcão

Para avançar, Ricardo Toscano resolveu recuar. A uma música, a um género e ao lugar que o formou e lhe deu asas. A apresentação do seu novo disco foi feita no Hot Clube em Lisboa, numa quarta-feira. Chegados ao histórico clube sentimos no ar a energia da curiosidade. Um grupo de músicos e amantes de música (e os inevitáveis turistas) não quis faltar ao lançamento do disco e à apresentação dos novos temas pelo grupo de sempre, agora menos um.

Ler mais

9 de Novembro de 2022

Como domar um tufão

texto e fotografia: Gonçalo Falcão

Tinha sido uma terça-feira de aluvião em Lisboa, com um tornado em Alcântara e os já tradicionais carros submersos em rios urbanos. Não era por isso a noite mais convidativa para uma saída noturna, mas veio algum público até ao B.O.T.A. (Base Organizada da Toca das Artes), nos Anjos.

Ler mais

7 de Novembro de 2022

Como as ondas

texto: Nuno Catarino / fotografia: Vera Marmelo

O sexteto Lantana acaba de editar o seu disco de estreia, “Elemental”; o saxofonista Rodrigo Amado acaba de editar o seu disco de estreia a solo, “Refraction Solo”. O Teatro do Bairro Alto, em Lisboa, juntou-os numa sessão dupla, no dia 5 de novembro. Não podíamos faltar.

Ler mais

4 de Novembro de 2022

Emoções e surpresas

texto: João Ricardo / fotografia: Fundação Casa da Música

Depois de ter arrancado com João Donato, o ciclo Outono em Jazz levou à Casa da Música concertos de Liba Villavecchia Trio e Marek Pospieszalski Octet no dia 16 de outubro; no dia 23, o ciclo apresentou ao fim da tarde “Remix em Jazz” e, já de noite, Hugo Carvalhais com “Ascetica” e Sexmob de Steven Bernstein. Estivemos lá.

Ler mais

27 de Outubro de 2022

Beleza e intimidade

texto e fotografia: Nuno Catarino

Três dos mais interessantes improvisadores nacionais – Helena Espvall (violoncelo), Maria da Rocha (violino) e Luís Lopes (guitarra) – apresentaram-se ao vivo na Cossoul, em Lisboa, num encontro musical que era uma estreia. Fomos assistir à atuação do novo trio.

Ler mais

26 de Outubro de 2022

No ponto mais sensível de cada momento calejado

texto: Gonçalo Falcão / fotografia: Anabela Carreira

Sem o fulgor que já teve, mas ainda assim com algumas propostas que não escusam quem gosta de música ao vivo, o SeixalJazz programou um dos dois concertos do trompetista Ambrose Akinmusire em Portugal. O músico americano tem tido um percurso muito interessante na procura de uma linguagem própria. Depois de “Origami Harvest”, um disco muito especial em que se aproxima do hip-hop, o disco de 2020  “On the Tender Spot of Every Calloused Moment  não teve oportunidade de rodar pelas razões que todos conhecemos. É por isso tempo de o ir ouvir.

Ler mais

25 de Outubro de 2022

Um encontro improvável

texto: Sofia Rajado / fotografia: João Duarte

O Convento de São Francisco acolheu um concerto que juntou a Banda Sinfónica da Filarmónica União Taveirense com o pianista e compositor Mário Laginha, evento que marcou o encerramento do 20.ª  Jazz ao Centro. Foi um encontro improvável que resultou muito frutuoso.

Ler mais

25 de Outubro de 2022

Concentração e expressividade

texto: Nuno Catarino / fotografia: João Duarte

Para o último fim-de-semana da 20.ª edição do Jazz ao Centro estavam previstos concertos de Living with a Couple, Maria João & Carlos Bica Quarteto, Ambrose Akinmusire Quartet e Diogo Alexandre Bock Ensemble. Fomos testemunhar os penúltimos dias deste festival que é uma referência no panorama nacional.

Ler mais

21 de Outubro de 2022

Uma década

fotografia: João Duarte

No dia 19 de outubro assinalaram-se 10 anos de Salão Brazil sob a gestão e programação do Jazz ao Centro Clube (JACC). Celebrando a efeméride, o palco do Salão recebeu o Luís Vicente Trio, formação que reúne o trompetista com o contrabaixista Gonçalo Almeida e o baterista Pedro Melo Alves. Este concerto contou com a participação de um convidado não anunciado, o guitarrista João Carreiro, que se juntou em palco ao trio. 

Ler mais

20 de Outubro de 2022

Para não esquecer

texto e fotografia: Nuno Catarino

A pianista e compositora Débora King apresentou no Hot Clube o seu EP de estreia, “Forget About Mars”, entre outras composições originais e arranjos criativos. O futuro do jazz nacional passará por aqui.

Ler mais

19 de Outubro de 2022

Heather Leigh e Peter Brötzmann em trilhos sobre despojos

texto: Ricardo Vicente Paredes / fotografia: João Duarte

Num dos mais aguardados concertos do festival Jazz ao Centro 2022, a dupla Heather Leigh e Peter Brötzmann apresentou-se ao vivo num espaço atípico, na antiga Coimbra Editora. Estivemos lá.

Ler mais

11 de Outubro de 2022

A longa viagem de João Donato

texto: Miguel Soares / fotografia: Maria Ruivo – Fundação Casa da Música

O Outono em Jazz abriu com um dos pioneiros da bossa nova. A jazz.pt esteve lá e conta como foi.

Ler mais

10 de Outubro de 2022

Crónicas da terra vicejante e pampinosa

texto: António Branco / fotografia: Rui Caria

Aconteceu entre os dias 6 e 8 de outubro a 23.ª edição do Angrajazz - Festival Internacional de Jazz de Angra do Heroísmo, cujo palco é a sempre deslumbrante ilha Terceira, nos Açores. Triunfaram a jovem cantora Samara Joy, o Pedro Moreira Sax Ensemble e o quinteto do baterista Joe Dyson, oriundo de Nova Orleães. A jazz.pt conta-lhe tudo.

Ler mais

Agenda

28 Janeiro

Duarte Ventura e João Gato

Casa Cheia - Lisboa

28 Janeiro

Samuel Lercher Trio

Porta-Jazz - Porto

28 Janeiro

Eunice Barbosa Quarteto

Com Calma - Espaço Cultural - Lisboa

29 Janeiro

João Pais Filipe & Franck Desire

Espaço Lovers & Lollypops - Porto

29 Janeiro

The Acrylic Rib

Ermo do Caos - Porto

02 Fevereiro

Ensemble Porta-Jazz / Robalo

Porta-Jazz - Porto

03 Fevereiro

Pedro Neves Trio “Hindrances” / Wabjie

Festival Porta-Jazz - Rivoli - Porto

03 Fevereiro

Gianni Narduzzi “Dharma Bums” / Carlos Azevedo Quarteto “Serpente”

Festival Porta-Jazz - Rivoli - Porto

04 Fevereiro

Coletivo Osso/Porta-Jazz “Interferências” / Umbral

Festival Porta-Jazz - Rivoli - Porto

04 Fevereiro

Mockūnas-Mikalkenas-Berre / Eurico Costa Trio “Copal”

Festival Porta-Jazz - Rivoli - Porto

Ver mais